PITÁGORAS - CRIADOR DA MATEMÁTICA



Conta-se que Pitágoras de Samos (do grego Πυθαγόρας) foi mais do que apenas um matemático, mas também um dos principais filósofos que já existiu. Nasceu na ilha de Samos, na Grécia, por volta do ano 571 a.C. e deixou o plano físico por volta de 497 a.C., em Metaponto. Seus estudos influenciaram toda a tradição esotérica e as ciências que fizeram da Grécia o berço cultural da humanidade.

Toda sua história está envolta em lendas. Na Grécia antiga, o batismo de uma criança era um ritual revestido por muitos mistérios do ocultismo, com grande significado espiritual, pois os sacerdotes procuravam dar a cada recém-nascido o nome que se harmonizasse com sua personalidade inata. Assim, o nome de Pitágoras foi-lhe dado pela Pitonisa do Templo de Delfos, que havia prenunciado aos seus pais que ele seria uma criança incomum, um ser excepicional. Ao nascer, Pitágoras foi levado até o templo de Delfos, onde a sacerdotisa lhe reconheceu como legítimo filho de Apolo e o batizou.

O nome Pitágoras significa "A Voz da Sabedoria". Este nome tem origem em outros dois vocábulos gregos: Píton e Ágora. Em nosso idioma, segundo o Dicionário Aurélio, Píton tem entre seus significados, o Mago, ou aquele que prevê o futuro. Ágora, pelo léxico, representa as praças das antigas cidades gregas onde as pessoas se reuniam e faziam comércio e assembléias públicas (a boca do povo).

Assim, somando-se estes significados, temos: Píton= Sabedoria (ou Sábio) e Ágora= Voz (ou boca). Portanto o nome desse mestre grego representa "a voz do Sábio", ou "A Voz da Sabedoria".

Há muito que se conhecer sobre a vida Pitágoras e sobre a filosofia que advém de seus conhecimentos. Esse estudo enriquece o conhecimento numerológico que temos na atualidade, pois, estudar Pitágoras, é beber da fonte do criador de toda matemática existente, seja ela material ou espiritual.